Este termo era inicialmente utilizado pelos críticos dos média, e assim foi ganhando destaque até que agora é utilizada para descrever a possibilidade do utilizador fornecer instruções ao sistema, mudando a forma como o sistema vai proceder, ou seja, traduz a relação de interacção entre o homem e a máquina.
Aqui estão algumas caraterísticas que definem a interatrividade:
- o feedback: é um termo inglês que significa dar uma resposta a algo, para cada área este termo tem uum significado diferente como por exemplo para áreas relacionadas com a eletrónica, refere-se ao envio de sinais de saída para a entrada do sistema, havendo um aumento do nível de saída (feedback positivo).
- a comunicação: é o elo de ligação entre o utilizador e o sistema, esta comunicação é efetuada através de objetos da periferia do sistema.
- a adaptabilidade: refere-se á aptidão de um sistema que pode alterar o ambiente virtual e acordo com as ações do utilizador.
- o tempo de resposta: é o tempo que dura desde do momento em que o tilizador realizou a ação até receber o feedback positivo do sistema.
Níveis de interatividade segundo a relação Homem-máquina
Nesta relação entre o Homem e a máquina podemos distinguir 3 tipos de niveís de interação:
- Interatividade reativa: Este tipo de interatividade carateriza-se pela falta de liberdade creativa no ambiente virtual por estar pré determinado, como por exemplo nos video-jogos em que a interação e a ação dos utilizadores são comandados pelo sistema.
- Interatividade coativa: aqui o utilizador já tem um pouco mais de livre-arbítrio em que as suas ações provem apenas do que ele pretende, o utilizador também controla o ritmo e a sequência das respetivas ações.
- Interatividade proativa: a liberdade é total, tanto no conteúdo das ações desenvolvidas no ambiente virtual como no controlo da estrutura; enquanto que na interatividade reativa o funcionamento se resume ao feedback nesta interatividade quem controla é o utilizador não precisando da resposta do sistema
, temos o exemplo do jogo dos Sims em que nós temos o controlo maioritário do sistema e respetivo controlo pelas nossas ações.

Níveis de interatividade por ação sensorial
Classificam-se em:
- Alta: o utilizador encontra-se num ambiente virtual totalmente imersivo onde todos os seus sentidos estão a ser estimulados, como por exemplo os simuladores de realidade virtual ou o cinema em 4D
-Média: Neste tipo de interatividade só são estimulados alguns sentidos, não é tão imersivo como a interatividade alta porque aqui as ações do utilizador já são mais limitadas.
-Baixa: o utilizador não se sente numa realidade alternativa porque o número de sentidos estimulados é infímo, normalmente são estimulados apenas o sentido visual ou então a ouvir, como por exemplo o visionamento de um filme ou ouvir música.
Tipos de interatividade
Existem diferentes tipos de interatividade:
-Linear: a interatividade linear insere-se no grupo da interatividade reativa, aqui o utilizador
controla apenas a sequência das ações que se vão desenvolvendo no ambiente virtual mas o controlo só é possível através das ações de avançar e de retroceder.
-De suporte: assim como a interatividade linear, esta também pertence ao grupo da interatividade reativa; aqui o utilizador recebe mensagens provenientes do sistema.
-Hierárquica: Esta interatividade é desenvovida de forma reativa. O navegador vai navegar no sistema e vai fazendo o seu percurso através de opções pré definidas pelo ambiente virtualo utilizador navega no sistema e constrói o seu trajeto através de um conjunto
de opções predefinidas.
-Sobre objetos: este tipo de interatividade vai permitir ao utilizador receber um feedback do sistema, após ativarmos os objetos do ambiente virtual por intermédio de um dispositivo hardware.
-Reflexiva: O sistema vai realizar algumas perguntas ao utilizador, após a resposta deste vai compará-las com as respostas de outros utilizadores, provocando uma reflexão sobre elas. Interatividade do tipo proativa
- De hiperligação: O sistema vai facilitar o acesso do utilizador aos elementos do ambiente de modo a promover um ambiente mais acessível, isto consiste em criar todas as ligações necessárias para facilitar o seu acesso.
- De atualização: A relação de interatividade entre o utilizador e o sistema vai contribuir para a criação de conteúdos atualizados como feedback ás ações do utilizador, esta interatividade pode variar de forma simples com um feedback ou de forma mais. Tipo de interatividade desenvolvida de forma
proativa.
- Construtiva: O utilizador vai seguir uma seuquencia ordenada de ações para que o utilizador possa manusear os objetos do modelo construído. Este tipo de interatividade é uma extensão da interatividade acima referida e desenvolver-se-á de forma proativa.
Avaliação de soluções interativas
O principal objetivo das soluções interativas é fazer com que o utilizador se envolva num ambiente imersivo de uma realidade alternativa, onde todos os seus sentidos são estimulados de modo a que se torne ainda mais 'real'. Estas soluções são avaliadas com o objetivo de facilitar e de satisfazer o utilizador. Um caso em que estas avaliações falharam foi a alguns anos atrás em que um simulador provocava dores de cabeça e enjoos ao utilizador. Estas são algumas das caraterísticas que são analisadas:
-Funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia
-Qualidade gráfica dos ambientes virtuais e do grau de imersividade aos olhos do utilizador
-Qualidade gráfica dos ambientes virtuais e do grau de imersividade aos olhos do utilizador
-Utilização conveniente das cores
-Aspetos visuais
-Qualidade sonora
-Qualidade da estimulação tátil e da percepção da força
-Funcionamento e cumprimento dos objetivos da simulação
Desenho de soluções interativas
- Definição da solução interactiva a desenvolver
- Caracterização do tipo de interação pretendida
- Avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar
- Definição da capacidade de percepção dos movimentos do utilizador
- Avaliação de recursos e capacidades
- Seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento
- caraterização do hardware, do software e do suporte de rede

http://www.gizmo-3d.com/gallery_planos.html
http://www.youtube.com/watch?v=DaNmTaXY--c

-Aspetos visuais
-Qualidade sonora
-Qualidade da estimulação tátil e da percepção da força
-Funcionamento e cumprimento dos objetivos da simulação
Desenho de soluções interativas
Após a avaliação das souções interativas, passa-se para o desenho delas mas antes temos que verificar se ela obedece a todos os requisitos envolvidos, podendo o desenho delas ser mais ou menos complexa de acordo com o tamanho e a complexidade delas. Aqui estão os requisitos:
- Definição da solução interactiva a desenvolver
- Caracterização do tipo de interação pretendida
- Avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar
- Definição da capacidade de percepção dos movimentos do utilizador
- Avaliação de recursos e capacidades
- Seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento
- caraterização do hardware, do software e do suporte de rede
Para o desenho destas soluções interativas, é necessário adquirir conhecimentos de diversas áreas como umas que permitam a modelação de objetos, a implementação de sistemas de processamento em tempo real ou o desenvolvimento de programação orientada a objetos. Para que o desenho destas soluções seja mais acessível, foram assim criadas ferramentas para que possam posibilitar a criação de programas de realidade virtual. Estas ferramentas são vulgarmente chamadas de VR Toolkits, são bibliotecas de rotinas, ou seja é um conjunto de widgets pertencentes ao GUI com funções orientadas a objetos Estas ferramentas pemitem que através de programas como o AutoCad, a ligação de dispositivos hardware próprios da realidade virtual, permite também trabalhar com a iluminação, textura dos e sombreamento dos objetos. Funciona de forma independente dos dispositivos hardware.
Aqui estão algumas ferramentas que promovem a criação de soluções interativas:
- Gizmo 3D: Permite a criação de formas geométricas de forma muito rápida, sombras em tempo real, ambientes virtuais e animações. É um programa muito utilizada pelos arquitetos para desenhar as plantas de casas, em jogos como por exemplo em jogos onde seja necessário reconstituir uma cidade ou uma casa como por exemplo os Sims. É também utilizada para aplicações militares e na industria espacial.

http://www.gizmo-3d.com/gallery_planos.html
- DI-GUY: Permite a simulação de certos acontecimentos em tempo real. Podemos ver que estes acontecimentos simulados tem muitas caraterísticas humanas, os objetos do acontecimento movem-se no ambiente sob de indicações e de comandos simples
http://www.youtube.com/watch?v=DaNmTaXY--c
- Daz Studio: É um programa que permite a modelagem 3D, em que é oferecido uma enorme variedade de ferramentas e de objetos pré construídos, sendo possível através destes formar outros ainda mais complexos. O Daz Studio permite a construção de superfícies, cameras, sombreamento das figuras e a iluminação.
-Virtus WalkThrough Pro: Permite através de ferramentas de modelação 3D, criar perspetivas corretas e combinar a capacidade de rendering 3D em tempo real com as movimentações do objeto, permitindo uma visualização 3D
- World Tookit para Windows: permite o desenvolvimento de ambientes a 3 dimensões, através de objetos com funções de configuração. Permite também controlar o tempo da simulação e da interação.
- VRML (Virtual Reality Modeling Language): é utilizada para a criação de ambientes de desktop, é uma linguagem de programação utilizada na Internet.

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