Realidade Virtual


Também conhecida como Holografia ou Ambiente Virtual, a Realidade Virtual (RV) consiste num ambiente simulado através de um computador que permite que os utilizadores interajam, visualizem e/ou manipulem as suas representações bastante complexas. São ambientes recriados a partir de um ambiente real ou de uma criação original (apenas existente no cyberspace), com o objectivo de dar aos utilizadores uma experiência virtual que faz com que se abstraiam da realidade.




No entanto, se o objetivo é estimular outros sentidos para além da visão, é necessária a utilização de equipamentos adicionais tais como headphones, que estimulam a audiçãoou datagloves, que poderão estimular o tacto e facilitar movimento no ambiente virtual.





Headphones



Em Portugal, também conhecidos como auscultadores ou auriculares, os headphones são um par de pequenos altifalantes que foram inventados com o propósito de assentarem sobre as orelhas de um indivíduo, possibilitando, assim, a audição de sons apenas pela pessoa que os tem colocados. No entanto, devem ser tomadas precauções durante a sua utilização, pois a exposição prolongada a ruídos  de intensidade superior à recomendada poderá causar perda de audição e outros problemas.

Fones De Ouvido Intra Auricular Philips Shs2860 Grave Nf


Em ambientes virtuais, estes dispositivos, são utilizados para estimular a audição e tem o objectivo de fazer com que o indivíduo sinta, ainda mais, que faz parte desses ambientes. No vídeo abaixo, encontra-se uma pequena experiência virtual (mais especificamente um corte de cabelo virtual) que pode ser realizada apenas com headphones e de olhos fechados.




Nota: no separador "Links Úteis" encontram-se mais vídeos deste género.






Onde é aplicada a realidade virtual



Zeiss-cinemizer-oled-multimedia-video-glasses-4_large



Estes ambientes podem ser aplicados em diversas áreas de conhecimento como:

As principais vantagens deste tipo de ambiente aplicado nas actividades humanas são: permitir o contacto com novas situações de forma segura, rápida e económica, melhorando assim o desempenho do indivíduo.




Fatos de realidade virtual (Data Suits)

Os fatos de realidade, são uma indumentária que vai permitir ao utilizador interagir com uma realidade alternativa, para que esta interação se possa concretizar existem vários dispositivos mas os mais usados são marcadores ópticos. Um exemplo da utilização destes fatos, é o filme do Tron em que os protagonistas vestem estes fatos para que possam entrar numa outra realidade.




Simulação da Realidade

A simulação da realidade é uma reprodução do mundo real, tentado representar certos aspectos do comportamento de um sistema físico ou abstracto através de outro sistema. Para além de permitir simular virtualmente acontecimentos do mundo real, e das vantagens expressas acima (segurança, poupança de tempo e dinheiro), permite ainda atingir certos objectivos que, na maior parte das vezes não seriam alcançados com tanta facilidade.




    Realidade imersiva e não imersiva


    Realidade imersiva - sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, a realidade imersiva faz com que o utilizador se sinta completamente dentro do ambiente e permitindo assim uma interacção com os seus elementos. Mas, para criar tal efeito, é necessária uma estimulação sensorial, por isso são utilizados diversos dispositivos ao mesmo tempo. Outros factores importantes nestes ambientes são: o lugar; a distância do utilizador e a qualidade do som.



    Realidade não-imersiva - sensação de não inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual (é exactamente o contrário da realidade imersiva), ou seja, a realidade não-imersiva faz com que o utilizador não se sinta como parte do ambiente. Por exemplo, a visualização de imagens 3D de um jogo através de um monitor, em que o jogador controla os elementos do ambiente virtual com o rato/ teclado ou um comando adequado, é considerada um ambiente não-imersivo.


    Sem comentários:

    Enviar um comentário